curiosidades

18/03/2011 22:27

 

Quem sente mais dor: o homem ou a mulher?

Agência FAPESP - Costuma-se dizer que os homens sentem mais dor do que as mulheres. Essas estariam muito mais acostumadas com dores, especialmente por terem que enfrentar episódios como trabalho de parto e cólicas menstruais. Mas um novo estudo acaba de indicar justamente o contrário.

Segundo a pesquisa liderada por Ed Keogh, da Universidade de Bath, no Reino Unido, as mulheres não apenas reclamam mais de dor durante suas vidas, como também sofrem de episódios com freqüência e duração maiores e em mais áreas do corpo do que os homens.

O estudo, que reúne diversas pesquisas feitas na instituição britânica, mostrou que há diferenças de como homens e mulheres pensam e se sentem em relação a dores. Essa constatação, segundo os pesquisadores, poderia ajudar a estabelecer tratamentos diferenciados. Por exemplo, a ansiedade pode afetar os gêneros de maneiras diversas e as estratégias empregadas para o combate da dor tem o potencial de contribuir para agravar o problema.

"Até recentemente seria altamente controverso sugerir que haveria diferenças na percepção e na experiência da dor entre os gêneros, mas isso mudou. Novos estudos têm mostrado que as mulheres experimentam um número de episódios de dor muito maior do que os homens", disse Keogh, em comunicado da universidade.

Os motivos que causariam as discrepâncias entre os sexos em relação à dor são desconhecidos. "Enquanto alguns sugerem explicações concentradas em mecanismos biológicos, como diferenças genéticas e hormonais, parece importante levar em consideração também os fatores sociais e psicológicos", afirma o cientista.

Um exemplo estaria nas diferentes estratégias para lidar com dores. Enquanto as mulheres tendem a focar os aspectos emocionais, os homens se concentram nas sensações físicas. "Nossa pesquisa mostrou que, embora essa estratégia seja eficiente para aumentar a tolerância da dor entre os homens, ela não mostrou qualquer benefício para as mulheres", disse Keogh. "Além disso, por elas concentrarem nos aspectos emocionais da dor – que são negativos –, o quadro se torna ainda mais grave." 
 

 

 

Tomar banho depois de comer faz mal?

 

Na verdade, não é indicado tomar banho de imersão, frio, depois das refeições. Durante a digestão, a circulação sangüínea na região do aparelho digestivo é mais intensa, visando absorver os nutrientes do bolo alimentar. Se tomamos banho de imersão, tipo numa piscina, esse mesmo sangue que deveria cumprir tal função vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. É o mesmo efeito de correr ou praticar outro exercício físico que aumenta os batimentos cardíacos depois de comer, por isso temos a famosa congestão.

Não, não faz mal… Banho no chuveiro não, mas se for um banho de piscina, praia ou até mesmo uma banheira faz sim…
Se vc cobre todo o seu corpo de água, o sangue que está concentrado trabalhando na sua digestão, tende a diminuir os pulsos e daih vc sabe neh?! Jah o banho de chuveiro não faz, pois a água está correndo e não comprimindo a tua respiração como a agua de uma piscina, por exemplo. O único risco do banho de chuveiro é o choque térmico, por exemplo, entra com o corpo quente debaixo de água fria, do mesmo jeito pode acontecer na piscina…
Certas coisas que fazem mal se vc fizer depois de comer são sexo, corrida e etc.

 

Chocolate Causa Espinhas?

Quem não gosta de chocolate? E também não tem aquelas dúvidas: Causa ou agrava a acne

 

 

Existem pessoas que são realmente viciadas em chocolate, que precisaram até de tratamento psicológico, mas isso não quer dizer que ele vicia, apenas essas pessoas não conseguem controlar tamanho desejo.
Sem contar que bombons são ótimos para presentear o namorado, marido ou um paquera, afinal é romântico.
O chocolate assim como o café e o chá tem a capacidade incomum de interagir com nossa química cerebral.

Um grupo de cientistas descobriu que, o chocolate e a cafeína estimulam em nosso corpo uma substância química chamada Feniletilamina. Essa substância foi associada, durante um bom tempo, ao “sentir-se apaixonado”. É muito provável, quase certo, de que a sensação de bem estar, quando comemos chocolate, esteja ligada a essa substância. Sem contar que ele possui nutrientes essências para a energia, bom humor e prevenção da insônia.

Portanto meninas, já sabem, naqueles famosos dias de TPM é só devorar uma caixa do chocolate preferido para sentir-se melhor. Isso mesmo, a caixa toda, e sem medo de ficar com espinhas.

Durante muito tempo ouvimos falar que o chocolate causava ou agravava os casos de acne, mas estudos feitos desmentiram essa infâmia. Estudos realizados no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, demonstraram que o consumo de chocolate não está diretamente relacionado com o desenvolvimento ou agravamento da acne, e sim a gordura contida nele, e em tantas outras coisas que consumimos, como por exemplo: a manteiga.

 

 

Dormir de cabelo molhado faz mal aos fios?

Considerados a moldura do rosto, os cabelos merecem cuidados especiais, mesmo quando se tratam de pessoas pouco vaidosas. Afinal, é através deles que o estilo e até a personalidade individual são transmitidos.

E a questão que mais costuma surgir nesse momento é se dormir com os fios molhados pode prejudicá-los.

Segundo a dermatologista Inae Cavalcanti, em entrevista à revista Boa Forma, “o couro cabeludo úmido facilita a proliferação de bactérias e fungos que aumentam a seborréia, ou seja, a caspa, e outros tipos de inflamação – problemas que podem acabar provocando também a queda de cabelo”. “Além disso, quando estão molhados, os fios ficam mais frágeis e, com o atrito no travesseiro, têm risco maior de quebrarem”, acrescenta o Dr. Ademir Jr.

Portanto, antes de se entregar a uma deliciosa noite de sono, após um banho relaxante, recorra ao secador.