Para que serve as cutícualas

20/03/2011 21:54

 

Na verdade a cutícula é uma barreira de protção da unha contra bactérias e fungos, é como um espécie de bainha das unhas; Quando removidas as unhas ficam desprotegidas evulneráveis a infecções.  

 Quanto mais se tira a cutícula, mais – e mais grossa – ela cresce, e assim cria-se um ciclo vicioso. Sabemos que isso é verdade.

     Vantagens de não tirar a cutícula:

  • manicures mais rápidas, pois esta etapa (a mais longa do processo) é eliminada;
  • unhas mais saudáveis, mais firmes, grossas e resistentes;
  • elimina-se os cortes acidentais que podem ser bem doloridos e causar inflamações;
  • elimina-se a necessidade de levar o próprio alicate ao salão ou o uso de um alicate que é utilizado em outras pessoas (que pode ou não estar propriamente esterilizado). Isso elimina o risco de contaminações de todos os tipos.
  • férias sem a preocupação de que as unhas ficarão feias por falta de uma manicure completa. Basta uma espátula para empurrar a cutícula, uma base e um esmalte para retocar.

Como quebrar o ciclo:

O tempo que leva esta etapa varia de pessoa para pessoa e depende do tempo que leva para sua cutícula crescer. Em média, considere que vai levar de uma a duas semanas. É recomendável que você inicie este processo em uma época em que não tenha nenhum evento especial para ir.

  1. Seja paciente: a primeira coisa a se ter em mente é que para quebrar o ciclo você vai precisar ter paciência quando a cutícula começar a crescer. Essa etapa é fundamental. É provável que a cutícula grossa que vai crescer incomode e que você fique tentada a pegar o primeiro alicate à sua disposição e começar a tirar o excesso ou correr para a manicure. Resista à tentação, pois a boa notícia é que o tempo que leva para a pele terminar de crescer é tolerável e, assim que isso acontecer, o processo se estabiliza.
  2. Empurre a cutícula conforme ela crescer. A frequência depende da velocidade de crescimento das suas, mas uma boa média é a cada 3 dias. Não force demais, apenas empurre o que estiver avançando muito sobre as unhas. Faça isso depois de lavar as mãos ou depois do banho, quando as cutículas estão mais amolecidas. E hidrate logo em seguida. Uma das maiores dificuldades neste processo é lidar com a pele mais dura que nasce com toda força em alguns casos. Esta etapa minimiza drasticamente este problema.
  3. Hidrate, hidrate, hidrate!!! Nesta etapa, use um bom creme ou óleo (preferencialmente específicos para cutículas), que vai manter aquele excesso de pele saudável e macio. Deixe um hidratante à mão na bolsa, nas pias do banheiro e da cozinha e um óleo ou creme mais concentrado ao lado da cama para passar à noite na hora de ir dormir. Em outras palavras, tenha produtos sempre à mão.
  4. Exfolie: no banho ou ao lavar as mãos, use um exfoliante para remover a pele morta que ainda está na superfície da cutícula. Isso não precisa ser feito todos os dias (a exfoliação excessiva pode iritar a pele), faça de acordo com a necessidade. Você pode usar um exfoliante para mãos ou rosto ou fazer um caseiro misturando açúcar, mel, azeite de oliva e um hidratnte grosso ou sabonete líquido. A exfoliação não vai remover a cutícula, só tirar uma camada bem fina de pele morta – aqueles pedacinhos minúsculos que dão às cutículas uma aparência de mal cuidadas.
  5. Se nas laterais das unhas o excesso de pele estiver grosso demais, a ponto de começar a levantar pontas endurecidas que podem machucar caso enrosquem em alguma coisa, use o alicate para gentilmente retirar apenas o excesso – não tire tudo! Gradativamente, a necessidade de fazer isso vai reduzir e até mesmo ser eliminada por completo. Também não faça isso em todas as unhas só porque fez em uma. Tire somente o que pode causar um problema maior. Paciência, como dito acima, é o nome do jogo nessa hora. Também não tire a cutícula que está crescendo na parte arredondada das unhas, a não ser que uma ponta dura comece a machucar. Lembre-se: qualquer parte que você retirar com alicate, vai tender a crescer grossa novamente. Seja, portanto, tolerante com as imperfeições nesta etapa.
  6. Por fim, mantenha as unhas com esmalte. Se você vai passar em casa mesmo ou ir na manicure, isso não importa. O importante é manter a estética das unhas na melhor forma possível, pois isso vai ajudá-la a não ficar com a sensação de que as unhas estão feias.
  7. Tenha em mente antes de iniciar o processo que durante esta etapa suas unhas não estarão perfeitas! Prepare-se por antecipação para tolerar esta fase e evite ficar procurando as falhas. Relaxe e foque em outras coisas. Com o tempo, gradativamente a aparênca das cutículas melhora, até atingir o ponto em que ficam esteticamente bonitas. Ao não agredir a pele em volta das unhas, ela tende a afinar e ficar quase imperceptível.

Manutenção das cutículas:

Quando o crescimento das cutículas parar e se estabilizar, você já estará acostumada com a presença e aparência delas. Se você seguiu todas as dicas acima, deve estar com cutículas hidratadas que mal são notadas. A manutenção daqui para frente consiste em manter os hábitos de hidratação e manicure que você iniciou, embora a frequência diminua.

Os cuidados redobrados acontecem em épocas de muito frio e tempo seco, em que as cuículas tendem a ressecar. Invista em produtos para mantê-las saudáveis e hidratadas. Empurre as cutículas na hora de fazer a manicure, uma vez por semana.