Os tipos de TPM

20/03/2011 21:43

 

 

Os sintomas podem estar relacionados a uma “versão" de TPM. Descubra qual se encaixa com você

O que não falta são mulheres que sofrem com os sintomas da TPM. Mas se você conseguir saber qual o seu tipo, fica mais fácil aliviar os sintomas e garantir qualidade de vida. O ginecologista João Sabino Neto, chefe do Serviço de Ginecologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, destaca cada um dos tipos e indica o que você deve fazer.

*TPM A
Este é o tipo mais comum e é caracterizado por ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa. Estes sintomas estão relacionados com altos níveis de estrogênio – hormônio responsável pelas características femininas, como voz suave, pele bonita, bom humor, desenvolvimento das mamas -, contra índices menores de progesterona – hormônio que prepara a mulher para a gestação e o aleitamento.
O que fazer: evite café, refrigerantes à base de cola e chocolate porque são estimulantes e aumentam a ansiedade, além de laticínios e álcool. Prefira alimentos ricos em vitamina B6. O nutriente está relacionado à produção de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Pães à base de farinha integral são uma ótima fonte.

*TPM C
O sintoma predominante neste caso é a dor de cabeça, mas também pode ocorrer aumento do apetite por doces, fadiga, palpitações, tremores e sensações de desmaios. Ela está relacionada à redução de um tipo de mediador bioquímico chamado de prostaglandina. Ele ajuda a equilibrar os hormônios femininos e é exatamente o desequilíbrio que dá vontade de comer determinados alimentos, como o chocolate. O que fazer: evite açúcar, álcool, chocolate e frutas muito doces, como abacaxi, laranja etc. O excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, aumenta a ansiedade, depressão e desejo de mais doce. Para cortar a vontade, opte por algum carboidrato complexo e uma proteína, como uma fatia de pão integral com peito de peru.

*TPM D
Não muito comum, ela provoca pequenas depressões, choro, insônia e confusão. Ao contrário da “TPM A”, os sintomas são consequência da redução do estrogênio, que ligado ao humor, e do aumento do progesterona.
O que fazer: evite laticínios e álcool. A ingestão de alimentos ricos em gordura pode alterar a produção de estrogênio e propiciar também o aparecimento da acne. Tente tomar uma xícara de café nos momentos mais críticos, as propriedades psicoativas dele pode ajudar a levantar o astral.

*TPM H
Também é frequente e seus principais sintomas são: retenção maior de líquidos, aumento de peso, dor nas mamas e distensão abdominal.
O que fazer: evite sal e laticínios porque o sal aumenta a retenção de líquidos e inchaços. E abuse das frutas com bastante água, como melancia, melão e tangerina, elas ajudam a diminuir a retenção.

Se você se identificou com mais de um tipo, não tem problema. Isso significa que você caminha pelos diferentes tipos durante a semana que antecede a menstruação. O importante nesse caso é não ingerir os alimentos sugeridos das versões que se identificou, se nada adiantar ou até piorar, procure o médico.